A energia dos vulcões

Fonte: Instituto Ethos

O governo da Costa Rica aposta em aumentar a geração elétrica a partir das fontes de vapor vulcânico e promove um projeto de lei para perfurar vulcões em parques nacionais.

Em janeiro, o Instituto Costarriquenho de Eletricidade (ICE) divulgou a contratação de equipamento para a central geotérmica de Las Pailas, nas ladeiras do vulcão Rincón de la Vieja, na província de Guanacaste. Espera-se que comece a operar em 2011, acrescentando 35 megawatts aos 163,5 que já proporcionam as cinco unidades da central do vulcão Miravalles, em funcionamento desde 1994. Ainda em 2008, começará a trabalhar em um terceiro projeto, o Borinque, na face noroeste do vulcão Rincón de la Vieja.

A geotermia aproveita o vapor do subsolo nas regiões  vulcânicas. Obtém-se energia extraindo o calor interno da terra, na forma de um fluido com o qual as turbinas são movimentadas. Em cada caso, foram perfurados dois poços. De um, é obtida água quente e do outro, é reinjetado o caudal, após o resfriamento. (Agência Envolverde)

4 comentários sobre “A energia dos vulcões

  1. Gostaria de saber quais os possíveis impactos ambientais poderiam ocorrer, a partir da exploração desta técnica dentro de parques nacionais. Quais seriam os riscos eminentes para fauna e flora local e regiões vizinhas.

    Curtida

    1. Olá, Sérgio.

      Reproduzimos a notícia pelo nosso interesse em fontes renováveis de energia, mas não somos especialistas na área para conseguirmos responder à sua pergunta.

      Fiz uma pesquisa e os principais problemas citados são resultantes dos efeitos dos gases que são expelidos para a atmosfera junto com o fluxo de água quente e vapor usados nas turbinas. Esses gases são corrosivos e podem contaminar o ambiente em volta. Outro problema relacionado é o tratamento adequado dessa água, que contém minerais tóxicos e não poderia ser despejada in natura nos rios.

      Sugiro a seguir algumas fontes de pesquisa e mais notícias sobre esta usina na Costa Rica:
      Energia Geotérmica
      Costa Rica invierte en geotermia
      ICE construye planta geotérmica junto a parque Rincón de la Vieja

      Se você encontrar mais informações e quiser divulgá-las no site, sua contribuição é muito bem-vinda.

      Obrigado pela visita,

      Fábio Pili
      Rumo Sustentável

      Curtida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s