O que é o Balanço Social e quais os benefícios de sua utilização pelas organizações

O Balanço Social é um mecanismo utilizado pelas empresas para tornarem públicas as suas intenções e compromissos, visando à transparência de suas ações no exercício da responsabilidade social corporativa(RSC), trazendo informações qualitativas e quantitativas.

Relatório de Sustentabilidade Empresarial, Balanço Social Corporativo, Relatório Social e Relatório Social-Ambiental são outros nomes utilizados pelas organizações, especialistas e acadêmicos para designar o material informativo sobre a situação da organização em relação a questões sociais e ambientais. (OLIVEIRA, 2008).

O Balanço Social (ZARPELON, 2006) tem como foco demonstrar publicamente que a intenção da organização não é somente a geração de lucros com um fim em si mesmo, mas o desempenho social. Este é obtido através do compromisso e da responsabilidade para com a sociedade, por meio da prestação de contas do seu desempenho sobre o uso e a apropriação de recursos que originalmente não lhe pertenciam. Também do ponto de vista da melhoria da imagem da organização, o Balanço Social é um mecanismo bastante utilizado.

O Instituto Ethos (2009) afirma que o Balanço Social é um meio de dar transparência às atividades corporativas, de modo a ampliar o diálogo da organização com a sociedade. É também uma ferramenta de gestão da responsabilidade social, pela qual a empresa entende de que forma sua gestão atende à sua visão e a seus compromissos estabelecidos em relação ao tema da Responsabilidade Social Empresarial (RSE), e em direção à sustentabilidade.

A publicação de um balanço social oferece uma proposta de diálogo com os diferentes públicos envolvidos no negócio da empresa que o adota: público interno, fornecedores, consumidores/clientes, comunidade, meio ambiente, governo e sociedade. A proposta é de que o relatório contenha informações sobre o perfil do empreendimento, histórico da empresa, seus princípios e valores, governança corporativa, diálogo com partes interessadas e indicadores de desempenho econômico, social e ambiental. (ETHOS, 2009). O relatório deve apresentar também um demonstrativo do Balanço Social desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), iniciativas de interesse da sociedade (projetos sociais) e de promoção da responsabilidade social em nível local, nacional e global, entre outros indicadores de desempenho da gestão como geração de riqueza, produtividade e investimentos. (ETHOS, 2009).

É importante enfatizar que este não é um modelo fixo, mas uma estrutura que pode ser usada como base. Com o objetivo de orientar as organizações na aplicação desta estrutura foi elaborado um Guia de Elaboração. Ele não pretende eliminar a necessidade de ajuda externa na preparação do balanço social, mas contribuir para a estratégia de ação a ser empreendida e os passos essenciais a serem dados. (ETHOS, 2009)

Quantias monetárias que foram investidas na tentativa de trazer retornos à sociedade podem ser encontradas no rol de informações do balanço social, bem como publicações pertinentes aos projetos implantados pela organização na área social, variando conforme o modelo aplicado. Além disto, o balanço social não está restrito a empresas privadas, pois é passível de utilização por organizações sem fins lucrativos, haja vista que pode fazer parte do escopo das políticas internas que a regem, sendo pertinente para esta realizar um demonstrativo de suas ações no âmbito social.

O balanço social pode ter ainda como norteador a incorporação de indicadores de desempenho ou desenvolvimento social, procurando demonstrar a eficiência das estratégias e ações realizadas pela organização. Estes indicadores podem ser, por exemplo:

a)    Indicadores humanos;
b)    Indicadores físicos;
c)    Indicadores monetários;

Por meio destes, pode-se estabelecer uma relação de:

a)     Elementos de engajamento social, no sentido de apresentar uma análise do bem-estar dos indivíduos externamente ou internamente a organização;
b)    Quadros de Gestão Social, dispondo sobre resultados obtidos pela organização, de modo regional ou global;
c)    Indicadores sociais, permitindo a avaliação dos resultados planejados e os realmente alcançados.

Segundo Zarpelon(2006), há algumas metodologias ou modelos para a publicação do Balanço social, a saber:

a)    Inventário social: lista as ações tomadas pela organização, relativas ao contexto social;
b)    Relatório social: é promulgado verbalmente, de acordo com os objetivos e as tomadas de ações relativas ao contexto social;
c)    Contabilidade de Gestão de Pessoas: atribui valores monetários aos dispêndios com gestão de pessoas(treinamentos e qualidade de vida no trabalho);
d)    Relatório de custos: lista todos os dispêndios relativos a Responsabilidade Social;
e)    Abordagem do Valor Agregado: realiza uma avaliação em relação ao valor agregado das ações voltadas para a Responsabilidade Social e repasse deste valor agregado para os seus stakeholders;
f)    Balanço de lucros e perdas sociais: equaciona os benefícios e custos relacionados com a Responsabilidade Social sobre o denominador comum de valores monetários.

Há um debate também sobre a necessidade ou não de tornar os balanços das empresas obrigatórios e regulados. Os defensores de uma maior regulação dos balanços sociais alegam duas razões principais. A primeira é que stakeholders, além dos acionistas, tem pouco poder de pressão para demandar que certas informações sejam passadas de forma correta, e muitas vezes suas demandas por determinados tipos de informações são ignoradas pelas empresas ou pelas auditorias especializas. A segunda razão é que o nível de qualidade dos balanços divulgados não é satisfatório. Em alguns países como França e Portugal, desenvolveram formas de regular os balanços sociais. No Brasil, a publicação do balanço social não está regulamentada, porém, alguns projetos de lei ou regulamentação que tratam do balanço social têm tramitado nas esferas federal, estadual e municipal. A Agência Nacional de Eletricidade tem uma resolução que torna compulsória a publicação de balanços sociais por empresas do setor elétrico a partir de 2003. (OLIVEIRA, 2008, p. 181).

Referências:

ZARPELON, Márcio Ivanor. Gestão e responsabilidade social: NBR16.001/SA 8.000. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2006.

OLIVEIRA, José Antônio Puppim de. Empresas na Sociedade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2008.

Instituto Ethos. Introdução ao Balanço Social. Disponível em: < http://www.ethos.org.br/docs/conceitos_praticas/guia_relatorio/default.htm>. Acesso em: 27 de março. 2009.

19 comentários sobre “O que é o Balanço Social e quais os benefícios de sua utilização pelas organizações

  1. Estou fazendo pesquisas para conclusão do curso de Administração de Empresas, e acabei encontrando esse artigo. Gostei muito e está servindo de muitas refêrencias para minha pesquisa, se puder me enviar mais matérias sobre o assunto vai ser de grande serventia, pois meu tema é sobre RSC na visão dos gestores.
    Um abraço
    Micheli Itapeva(SP)

    Curtida

  2. Boa tarde Micheli,

    Na categoria especiais do blog você poderá encontrar outros artigos sobre RSC. Ao final tem outras referências diferentes destas do artigo que você comentou que poderá te ajudar.
    Fora isto, sites como o do GIFE e do ETHOS podem te ajudar, assim como o banco de dados SCIELO e o Google Acadêmico.
    Espero ter ajudado. Qualquer dúvida entre em contato

    Abraços,
    Marcos

    Curtida

  3. Boa tarde!
    Muito boa a leitura do artigo supra citado sobre Balanço Social, abriu um leque de informações imprescindíveis para o avanço do conhrcimento.
    Estou estudando para concursos e a propósito, gostaria de maiores informações sobre o tema balanço social, especificamente voltado para a categoria do Assistente Social.
    Se for possível, agradeço a atenção.
    Um gde abraço!
    Edinalva

    Curtida

  4. eu estava precisando fazer um trabalho para minha faculdade e encontrei em sua explicação todo meu proposito as minhas perguntas eram o que é o balanço social e qual sua importançia

    Curtida

  5. Muito obrigado pelo este saite.
    Estou estudando para fazer o texte de exame e encontrei este saite que me ajuda muito.
    Obrigado
    Nasolino univercidade jean piaget de cabo verde

    Curtida

  6. achei muito interessante este artigo.. de muito bom gosto, espero que continuem fazendo este tipo de artigo por aqui na internet, adorei ter lido..
    um grande abraço e meus parabens

    Curtida

  7. Gostei da forma como foi escrito o assunto, ajudou em tirar algumas dúvidas no meu trabalho que estou fazendo no curso de Administração.
    Obrigado.
    Nílson

    Curtida

  8. Gostei muito do artigo, agora posso completar tranquilamente meu seminário de finanças, feliz e agradecido, obrigado mesmo rumo sustentável.

    Curtida

  9. O TEXTO E DE EXTREMA IMPORTANCIA POIS TODAS AS ORGANIZAÇÕES TEM QUE TER SEUS DEMOSTRATIVOS PUPLICADO ANUALMENTE, COM OBJETIVO DE DEMOSTRAR SEU CONJUNTO DE INFORMAÇÕES SOBRE OS PROJETOS COMO BENEFICIOS E AÇÕES SOCIAIS DIRIJIDAS AOS SEUS CILABORADORES E INVESTIDORES ACIONISTA EA COMUNIDADE.

    Curtida

  10. este artigo é extremamente interessante , pois estou a trabalhar para o meu trabalho final de mestrado e me vai ser de grande utilidade, e gostaria de receber mais sobre o assunto. o meu tema de trabalho - responsabilidade social e balanço social nas or disse:

    muito bom artigo para estudo e para o conhecimento dos gestores e das organizações

    Curtida

  11. Gostei muito dos assuntos abortados estou fazendo meu Trabalho de conclusão do curso de administração, e meu tema é sobre indicadores de responsabilidade social em estou fazendo em um edifício. grata

    Curtida

  12. Meu trabalho de conclusão de curso é sobre balanço social… Queria mais informações que ppssa e ajuda na elaboração do meu TCC.

    Curtida

  13. Oi,
    Boa tarde!

    ESTOU fazendo UM pesquisa, paRA UM TRABALHO QUE ESTOU FAZENDO NA FACULDADE SOBRE bALANÇO SOCIAL, GOSTARIA DE SABER MAIS SOBRE O ASSUNTO , TEREI TAMBÉM QUE PARTICIPAR DE UMA RODA VIVA . SERÁ QUE VOCÊ PODERIA MIM AJUDAR EM RELAÇÃO A ESSE ASSUNTO ? aGUARDO UMA RESPOSTA.

    Curtida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s