Documentário denuncia agressões ambientais na Ilha da Madeira

Por Talita Rodrigues, da Adital

Os pesquisadores da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio – Fundação Osvaldo Cruz (EPSJV/Fiocruz) produziram um vídeo documentário retratando as agressões ambientais ocorridas na Ilha da Madeira, em Itaguaí- Rio de Janeiro. O tema central é “Território de Sacrifício ao Deus do Capital: o caso da Ilha da Madeira”. E está disponível no site http://www.epsjv.fiocruz.br

O nome do documentário é uma referência ao termo ‘Zona de Sacrifício’, utilizado por alguns autores para definir áreas determinadas pelo poder público para receber empreendimentos econômicos. No caso da Ilha da Madeira, os moradores e pescadores foram coagidos pelo poder público a aceitar as indenizações e imposições das empresas.

(Envolverde/Adital)

© Copyleft – É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.

2 comentários sobre “Documentário denuncia agressões ambientais na Ilha da Madeira

  1. por favor estou presisando material de estudo e trabalho sobre a ilha da madeira em itaguai-RJ., se for possivel, nos não podemos deixar o meio ambiente ser destruido pela ganancia do dinheiro

    Curtida

  2. Em uma entrevista com o ismael e a raissa na ilha da madeira soube sobre essa matéria sobre a covardia que está sendo feita coma ilha devido as obras de construção do cais de minério e a base de submarino nuclear. infelizmente é tarde a m… já tá feita. os abusos e descasos com a natureza e meio ambiente em nome de uma desgraça com o nome de progresso.

    Curtida

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s