“Quando ideias se encontram” marca a participação da Alemanha na Bienal do Livro do Rio de Janeiro

A programação da Alemanha na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro será intensa. São palestras, mesas-redondas, filmes, oficinas para crianças, exposição, visitas guiadas, eventos para o mercado editorial, encontros profissionais, Café Literário, performances, oficina de quadrinhos, a participação de 30 editoras alemãs e a realização da Conferência Internacional em Educação, Conteúdo e Tecnologia Contec Brasil 2013. Todas essas atrações da cultura e do setor editorial estarão à espera dos visitantes no estande dedicado à Alemanha que será montado na Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro pelo Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a Feira do Livro de Frankfurt e o Goethe Institut.  

O jogador de futebol Michael Ballack confirmou presença ao lado do Embaixador Wilfried Grolig na abertura do estande da Alemanha na Bienal do Rio de Janeiro. Ballack  atuava como meia e seu último clube foi o Bayer Leverkusen. Com a camisa 13, disputou 98 jogos pela seleção da Alemanha e o jogo de despedida foi em junho deste ano.

A participaçao na Bienal faz parte  da  Temporada da Alemanha + Brasil 2013-2014  sob o lema “Quando ideias se encontram”. O objetivo principal é mostrar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio.

O estande está localizado no Pavilhão 3/Azul (G09/H10-H09-F10).

Um dos destaques da programação é a exposição multimídia “Alemanha de A a Z”. Na mostra, as 26 letras esculpidas do alfabeto alemão, quatro delas em 3D,  oferecem aos visitantes uma perspectiva bem humorada da Alemanha – de A, de “Arbeit ” (trabalho),  passando por F, de “Fussball” (futebol) a Z, de “Zukunft” (futuro). Nos corpos tridimensionais das letras estão embutidas vitrines, monitores e gavetas apresentando objetos  e informações sobre a história da Alemanha e sua cultura. As crianças poderão participar de um rally pela exposição interativa para que, de forma lúdica, possam explorar a cultura e a língua do país homenageado. A exposição foi realizada em parceria com a Robert Bosch Stiftung (Fundação Robert Bosch).

Sob o mote Quando ideias se encontram, a presença da Alemanha na Bienal do Livro do Rio faz parte da Temporada “Alemanha + Brasil 2013-2014” e tem como objetivo “intensificar o intercâmbio entre os dois países e enriquecer este encontro através de uma ampla oferta de atividades artísticas e literárias”, diz Marifé Boix García, vice-presidente da Feira do Livro de Frankfurt.

Cerca de 30 editoras alemãs das áreas infanto-juvenil, literatura , ciência e alemão como língua estrangeira estarão presentes para mostrar suas obras e fazer contatos. Os ilustradores Axel Scheffler, Ole Könnecke e Julia Friese, o escritor de não-ficção Manfred Geier, o artista de slam poetry (poesia contemporânea para ser declamada em clubes e bares) Bas Böttcher,  o escritor e editor Ilija Trojanow, os escritores Olga Grjasnowa, Kathrin Passig, Carmen Stephan e Wladimir Kaminer, bem como o quadrinista Reinhard Kleist representarão a Alemanha como país homenageado.

O estande de 400 m²  terá uma exposição de livros infanto-juvenis atuais e uma variedade de obras literárias traduzidas, além de coleções de romances gráficos e Os livros mais belos da Alemanha. Ao mesmo tempo, a seleção dos candidatos ao Prêmio do Livro Alemão 2013 [Deutscher Buchpreis 2013] proporcionará aos visitantes internacionais  uma visão geral dos recentes debates literários na Alemanha. A coleção Vida Urbana apresenta um panorama da transformação da vida no mundo urbano à cidade.

Especialmente para o evento, os ilustradores alemães desenharam uma brochura em português com quadrinhos da Alemanha, que apresenta de forma bem-humorada e irônica as peculiaridades do cotidiano alemão.

O caminhão cultural do KulturTour ficará estacionado no Riocentro (Av. Salvador Allende, 6555), na Bienal, apresentandoexibição de filmes, oficina de teatro, biblioteca móvel e contação de histórias.

Programação profissional

A Feira do Livro de Frankfurt organiza na Alemanha um encontro de editores alemães e brasileiros, evento em que ambos relatam suas cooperações. Editoras brasileiras podem se informar no estande sobre a Feira do Livro de Frankfurt e sua programação.

No dia 29 de agosto, está marcado o evento profissional  Olhares cruzados: Mercado editorial e intercâmbio literário entre Brasil e Alemanha, mesa-redonda com Marife Boix-Garcia (Feira do Livro de Frankfurt), Ana Paula Hisayama (Companhia das Letras) e Marco Thomas Bosshard (Wagenbach Verlag), com mediação de Lucas Travassos Telles (Rocco). Eles vão discutir temas como o fomento à tradução,  best-sellers, receptividade e comercialização de obras literárias. A Feira do Livro de Frankfurt e o SNEL vão organizar um Encontro entre Editoras Alemães e Brasileiras de livros infant-juvenis no estande da Alemanha no dia 30 de agosto das 11h00 às 12h30. As inscrições gratuitas podem ser feitas através de Bärbel Becker, Feira do Livro de Frankfurt: becker@book-fair.com

Nicole Grüner, gerente de vendas da Feira do Livro de Frankfurt, estará no estande para esclarecer dúvidas sobre a visita e a participação na

Feira do Livro de Frankfurt. É possível agendar uma reunião através do e-mail: gruener@book-fair.com

Oficinas, palestras, mesas e palestras

Visitantes de todas as idades poderão participar das oficinas de ilustração e dos debates com os autores. Haverá apresentações de slam poetry, com Bas Böttcher, e o Café Literário terá bate-papos com autores brasileiros e internacionais. No palco do estande dedicado à Alemanha, autores, ilustradores e artistas brasileiros e alemães se apresentam juntos: o artista de slam poetry Bas Böttcher com o artista visual Ricardo Domeneck; os escritores Marcelo Backes e Wladimir Kaminer debatem sobre a metrópole literária de Berlim e o ilustrador do personagem infantil Grúfalo, Axel Scheffler, e Ole Könnecke conversam com seus colegas brasileiros sobre a criação de livros infantis. Serão lançadas as traduções da premiada graphic novel Der Boxer (O Boxeador), de Reinhard Kleist, e de EisTau (Degelo), de Ilija Trojanow. Os autores brasileiros Ferréz, Paulo Lins e Ronaldo Wrobel também participarão dos debates.

Contec Brasil

A Conferência Internacional em Educação, Conteúdo e Tecnologia Contec Brasil 2013 – será realizada pela Feira do Livro de Frankfurt novamente no Brasil, desta vez com o tema Novas formas de ensino. A segunda edição acontecerá no dia 30 de agosto, das 9h30 às 18 horas, no auditório Rachel de Queiroz, no Pavilhão 3/Azul da XVI Bienal do Livro do Rio de Janeiro, no Riocentro, à Av. Salvador Allende, 6555 Barra da Tijuca. As inscrições são gratuitas até 29 de agosto: http://www.contec-brasil.com.

Colóquio Internacional

Na ocasião do lançamento no Brasil da plataforma francesa de conteúdo digital para bibliotecas Culturethèque e da plataforma alemã Onleihe, nos dias 2 e 3 de setembro acontecerá o Colóquio Internacional “O acesso à  biblioteca no clique de um mouse a midiateca digital”. Este colóquio discutirá as questões que este novo modelo de biblioteca desperta e terá o palestrante Frédéric Jagu, responsável pelas mediatecas do Institut Français na França; Denis Bruckmann, diretor de coleções da Bibliothèque Nationale de France; Jörg Meyer, sócio-executivo do Grupo ekz e Arne Ackermann, diretor da Biblioteca Municipal de Munique.

Concurso

No estande da Alemanha serão apresentados os cinco ganhandores do “Concurso para futuros designers”,  realizado pouco antes da Bienal pelo Goethe-Institut Rio de Janeiro. Inspirado em um modelo similar da Feira do Livro de Frankfurt, 40 estudantes de quatro universidades do Rio de Janeiro com formação em design criarão cartões postais de boas-vindas à Alemanha. Os três primeiros também serão agraciados com um prêmio em dinheiro e um semestre de curso de alemão no Goethe-Institut Rio de Janeiro.

Sobre a Feira do Livro de Frankfurt

Com mais de 7300 expositores de aproximadamente 100 países, a Feira do Livro de Frankfurt é a maior feira de livro e mídia do mundo. No portal http://www.buchmesse.de, ela mantém o portal para o mercado editorial mais visitado em todo o mundo e um arquivo de formadores de decisão da indústria do livro e de mídia com cerca de 40 mil entradas.

Sobre a Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014

A Temporada da Alemanha foi aberta em maio de 2013 e prossegue até maio de 2014 sob o lema “Quando ideias se encontram”. Inúmeros eventos estão sendo realizados em todo o Brasil. O objetivo central da “Temporada da Alemanha no Brasil” é apresentar uma autêntica e moderna imagem da Alemanha aliada à economia e à cultura, bem como ao desenvolvimento da ciência, tendo a parceria com o Brasil como princípio. A principal mensagem da “Temporada Alemanha +Brasil” é mostrar como uma parceria confiável e inovadora com o Brasil, que já funciona há décadas, pode oferecer soluções para questões do futuro nas áreas econômica, cultural e científica, sob as bases da confiança mútua e valores agregados.

Os responsáveis pelo projeto “Alemanha + Brasil 2013-2014” são o Ministério das Relações Exteriores da Alemanha, a BDI Brazil Board, o Goethe-Institut, o Ministério de Educação e Pesquisa da Alemanha e o Ministério para Cooperação e Desenvolvimento. O Centro Alemão de Ciência e Inovação São Paulo (DWIH-SP) responde pela coordenação da programação científica. A direção do projeto está a cargo da BDI Brazil Board. Do lado brasileiro, a Temporada tem o apoio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha (AHK), do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP), da Confederação Nacional da Indústria (CNI), do Ministério da Cultura do Governo Federal do Brasil, da Prefeitura de São Paulo Cultura e do Serviço Social do Comércio (SESC). Patrocinadores Premium: Allianz, BASF, BMW, Bosch, Lanxess, Mercedes-Benz, Siemens, Volkswagen e ZF.

Confira a programação completa:www.book-fair.com/dgs_aktuell e www.goethe.de/brasilien/bienaldorio

Informações para a imprensa:

Brasil: Ivani Cardoso (ivanicardoso8@gmail.com) pelo telefone (11) 9 9932-4765

Alemanha: Press & Corporate Communications, Frankfurt Book Fair (Katja Böhne, Press Officer, Tel.: +49 (0) 69 2102-138, press@book-fair.com)

Temporada Alemanha + Brasil 2013-2014:

Regiane Tosatti

Tel.: +55 (0)11 2638-7300 ou (11) 9 9583-0978

r.tosatti@media-consulta.com

http://www.mcgroup.com

Goethe-Institut São Paulo – Centro Cultural Brasil-Alemanha

Simone Malina – cultura@saopaulo.goethe.org

Tel. / Fax: (11) 3296 7022 / 3296 7000

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s