Estudantes de São Paulo desenvolvem projetos inovadores para o meio ambiente

Alunos de escolas públicas de São Paulo desenvolveram projetos inovadores para cuidar do meio ambiente. Representantes de quatro escolas foram vencedores da Feira de Ciências das Escolas Estaduais de São Paulo, que revelou novos cientistas mirins do ensino médio. Entre as ideias estão uma escola sustentável e um repelente contra dengue.

A equipe da Escola Estadual Professor Carlos de Arnaldo Silva, da cidade de Jales, foi a campeã e garantiu a participação na Genius Olympiad, em Nova York, representando o Brasil. O trabalho “Escola Sustentável”, criado pelos alunos Jhonatan Ferreira, Raphael Casagrande e Wigor Ribeiro, apresenta a aplicação da técnica de filtragem que elimina a sujeira e o odor da água.

Jhonathan Ferreira revelou que a inspiração veio do Projeto Bioágua, de Dom Élder Câmara, que reaproveita a chamada água cinza, ou seja, toda água utilizada em uma casa, menos a do vaso sanitário, passa a ser usada na irrigação de hortaliças. A ideia dos meninos é que a água filtrada seja reutiliza nos banheiros e na limpeza das áreas externas da escola.

“O objetivo foi adaptar o Bioágua na escola e também incrementar a ele novos materiais, que tivessem poder de filtração e desodorização”, explicou. Sobre a importância do prêmio, informou que “representar o Brasil em Nova York é uma luz que surgiu em nossas vidas, por meio do nosso esforço. Representa que somos capazes”, acrescentou Jhonathan.

O professor de química Sérgio Roberto Martins orientou os garotos de Jales e disse estar satisfeito com o resultado. “Eles são empolgados. Foi muito bom orientá-los. Algumas vezes precisei ajudá-los para montar e escolher o material, mas eles respondiam prontamente. Foi muito fácil”, disse.

Em Fernandópolis, na Escola Estadual Afonso Cáfaro, surgiu outra solução inovadora. O trabalho, na área de biologia, identificou o potencial da planta comigo-ninguém-pode no combate ao mosquito da dengue.

Organizadora do concurso, Dayse Pereira da Silva contou que esse “foi o primeiro passo para a entrada dos jovens no mundo científico. Além disso, desperta o espírito do empreendedorismo, ao propor ações ou produtos que podem ser comercializados. A expectativa é que no próximo ano mais projetos tenham o mesmo destino”.

O secretário estadual da Educação, Herman Voorwald, explicou que “a ideia do evento é desenvolver o gosto pela ciência e fomentar a produção da pesquisa, a partir da educação básica, valorizando o papel do educador e incentivando o aluno ao reconhecer seu potencial”.

Ao longo do ano, os estudantes do estado desenvolveram e inscreveram 163 projetos. A última etapa do concurso contou com 20 trabalhos, que passaram por uma banca avaliadora composta por representantes de universidades, diretores e presidentes de empresas.

Além da equipe de Jales, os demais finalistas garantiram vagas em diversos encontros científicos nacionais, como a Mostra Paulista de Ciências e Engenharia (MOP), Feira de Ciências e Tecnologia de Novo Hamburgo (Mostratec) e Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace).

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