Como funciona o processo de abdominoplastia: informações completas!

Abdominoplastia ou “cirurgia plástica de barriga” é uma cirurgia estética ou reconstrutiva. É usada para apertar os músculos que se soltaram ou se dividiram após a gravidez, ou para remover gordura e pele extra solta do abdômen após a perda excessiva de peso. 

Na maioria dos casos, a abdominoplastia será feita para:

  • Restaurar os músculos enfraquecidos ou separados
  • Ajudar a aliviar a dor
  • Melhorar a função da bexiga
  • Reduzir a coceira e as infecções de pele causadas pelo excesso de pele
  • Mudar a forma e o estilo do abdômen para criar um corpo mais firme e mais suave.

Como funciona o processo de abdominoplastia: informações completas!

A abdominoplastia não é um substituto para a perda de peso ou exercício. Pode ser possível conseguir um estômago mais liso sem cirurgia, através de uma alimentação saudável e exercício físico, mas nem sempre. Muitos médicos recomendam que a abdominoplastia seja considerada somente depois que a dieta e o exercício tenham alcançado a forma corporal correta por baixo. 

Se você está preocupado com a aparência ou está pensando em tratamentos cosméticos para aumentar sua confiança, existem alternativas. Estas podem incluir mudanças de estilo de vida ou conversar com um médico ou psicólogo, o que pode ajudá-lo a superar suas preocupações sobre sua aparência. 

Mudanças nas leis que afetam os procedimentos cosméticos

Em 2018, foram feitas algumas emendas à Lei de Serviços de Saúde de antigamente para regulamentar todas as cirurgias, incluindo a cirurgia estética. As mudanças especificaram isso:

  • Todas as cirurgias devem ser realizadas em um hospital privado registrado ou centro de procedimentos diários
  • Lipoaspiração e anestesia, incluindo sedação intravenosa e tudo mais que uma dose baixa de anestésico local, deve ser realizada em um hospital privado registrado ou centro de procedimentos diários.

Isto significa que agora é ilegal em casos de:

  • Qualquer cirurgia (incluindo cirurgia estética) a ser realizada em instalações que não estejam registradas no Departamento de Saúde e Serviços Humanos brasileiros. 
  • Anestésico (além de baixas doses de anestésico local) não deve ser administrado em uma instalação não registrada.

Coisas a considerar antes de decidir fazer a abdominoplastia 

Antes de escolher fazer uma abdominoplastia, algumas das questões importantes a ter em mente incluem:

Os resultados da abdominoplastia são considerados permanentes. Entretanto, qualquer mudança importante no seu peso após a cirurgia pode mudar a sua aparência. Se você estiver planejando uma perda de peso substancial ou considerando futuras gestações, adie a operação.

A abdominoplastia não é considerada um tratamento para estrias, embora quaisquer estrias na área tratada serão removidas junto com o excesso de pele.

Pense sobre o custo financeiro. O plano de seguro de saúde privado podem cobrir alguns dos custos, mas você deve estar preparado para algumas despesas a mais de dinheiro, como medicamentos. Para maiores informações:

Pergunte ao seu médico sobre quaisquer custos extras que você possa esperar, e se você será terá a possibilidade para um desconto. 

Os fumantes correm um risco maior de complicações decorrentes de qualquer cirurgia. Para diminuir o risco dessas complicações, e para sua saúde e bem-estar geral, tente parar de fumar antes de ser operado.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *