Detran CE

Com diversas sedes ao redor do Brasil, o DETRAN é o órgão responsável por todas as transações relacionadas a trânsito, seja sobre veículos, cobrança de impostos, sinalização e melhorias em vias públicas. O estado do Ceará também conta com o DETRAN CE, onde a população cearense pode resolver suas questões burocráticas. Por meio do site oficial do DETRAN CE, o motorista pode consultar sua situação junto ao órgão, desde os débitos em aberto, multas, impostos, boletos para impressão.

DETRAN CE 2020 → Consultar Multas, IPVA e Licenciamento CE

Como consultar no site do DETRAN CE?

A consulta é bem simples de fazer e bastante rápida. O motorista apenas deve acessar o site do DETRAN. Já na página inicial, clique na opção “Serviços” e então em “Veículos”. Mediante preenchimento das informações pessoais do motorista e do número do RENAVAM () do veículo, é possível acessar os possíveis débitos em aberto do proprietário do veículo.

É possível realizar o pagamento através do próprio site do DETRAN, basta emitir a guia de pagamento. Também é possível por meio de internet banking da sua instituição bancária de preferência cadastrada, ou então presencialmente em qualquer agência bancária, casa lotérica ou caixa eletrônico.

IPVA

O IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) é um dos principais impostos cobrados pelo DETRAN. Todos os anos, é recolhido este tributo dos proprietários de veículos terrestres em circulação pelo país. O motorista que não realizar o pagamento deste imposto, não consegue licenciar o veículo e, portanto, não pode circular por vias públicas com o veículo em questão. Caso circule com documento irregular, pode sofrer com multas e até mesmo apreensão do veículo.

O motorista pode emitir a guia de pagamento através do site do DETRAN CE, fazer o pagamento por lá ou pelas demais formas mencionadas acima. Ao acessar a tela inicial do site, clique em “Serviços” e então “Emissão de IPVA”. Preencha o número do RENAVAM e demais informações solicitadas.

DPVAT

O seguro DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre) é também outro imposto cujo pagamento é obrigatório e essencial para uma situação regular junto ao DETRAN CE. O motorista pode acessar o site do DETRAN para consultar os seus débitos relacionados ao DPVAT, basta acessar a opção “Veículo” e então “Seguro Obrigatório (DPVAT)”, preencher os dados pessoais e o número do RENAVAM, e, por fim, emitir a guia de pagamento.

O não pagamento do seguro DPVAT acarreta em multas, juros, moras e impede tanto a emissão do CRLV, o licenciamento do veículo, assim como impede que ele circule pelas vias públicas de maneira legal.

CRLV

O CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos ) é o documento oficial do veículo e age como a identidade do mesmo, como um registro geral. Ele somente é emitido após a quitação de todos os débitos em aberto do proprietário e do veículo. Seu porte é obrigatório e deve ser apresentado em casos de blitz ou mediante pedido de policiais ou fiscais de trânsito.

Para emitir a guia de pagamento o processo é bastante similar ao dos demais impostos. O motorista deve acessar o site do DETRAN CE e clicar em “Veículos”, e então em “Licenciamento”. Informar o RENAVAM do veículo e então selecionar os débitos para pagamento e emitir a nota do CRLV.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *