Quando eu tenho que trocar o óleo do meu carro?

Se você dirige, além de ter que pagar as parcelas do IPVA 2022 AM provavelmente já lhe disseram que precisa de uma troca de óleo a cada 10 mil kms.

Esta é uma norma amplamente aceita quando se trata de trocas de óleo, como você pode ver diretamente no site do IPVA.INF.BR,  mas você realmente precisa trocar o óleo de seu motor depois de percorrer exatamente todos esses quilômetros?

A resposta é conclusiva: Não, você não vai saber, de acordo com todos os fabricantes de automóveis com os quais falamos.

Clique aqui e saiba mais sobre o Detran do Ceará!

Os principais defensores do programa de troca de óleo nessas quantidades são aqueles que lucrariam com isso: instalações de reparos, cadeias de lubrificação rápida e departamentos de serviço em algumas concessionárias de automóveis novos.

Os intervalos de troca de óleo recomendados na verdade variam muito de um fabricante de veículos para outro, portanto é sempre melhor se familiarizar com o manual de seu proprietário para acompanhar a manutenção recomendada.

Com que frequência você precisa trocar seu óleo, então?

Quando eu tenho que trocar o óleo do meu carro?

Anos atrás, era uma boa ideia trocar seu óleo de motor e filtro de óleo com frequência, mas devido aos avanços nos materiais do motor e tolerâncias mais rígidas, assim como o óleo que entra nos motores, a maioria dos fabricantes recomenda intervalos de 10 mil quilômetros ou mais.

A Ford, Volkswagen e Porsche, por exemplo, recomendam trocas de óleo a cada 10.000 mil quilômetros. Assim como a Toyota em vários motores, incluindo o Prius de 1,8 litros de quatro cilindros e o Camry de 2,5 litros de quatro cilindros.

A BMW diz que os proprietários podem percorrer até 15.000 quilômetros entre as trocas de óleo (com óleo sintético).

Os intervalos variam de acordo com o fabricante e os motores, portanto, consulte o manual do proprietário ou o cronograma de manutenção para ver com que frequência trocar o óleo em seu veículo e que tipo de óleo usar.

Você pode se surpreender. (Ficamos surpresos ao saber que o motor Camry de 2,5 litros necessita de óleo sintético 0W20, por exemplo).

A opinião dos fabricantes

Os fabricantes sugerem que você troque o óleo com mais frequência para condições de direção “severas”, tais como aqueles que costumam usar reboque, direção extensiva ou marcha lenta no trânsito, direção com calor ou frio extremos, ou direção frequente de curta distância em que o motor não atinge a temperatura de funcionamento plena.

Características modernas do veículo facilitam o acompanhamento com manutenção

Algumas empresas automobilísticas, entre elas a Ford e a GM, equipam a maioria dos veículos com monitores de vida útil do óleo que informam aos proprietários quando é hora de trocar o óleo com base na velocidade do veículo, temperatura do motor, condições climáticas, número de partidas a frio e outros fatores.

Todos eles possuem alguns exemplos de proprietários que dizem que os monitores de vida útil do óleo indicam que podem ir além dos intervalos de troca recomendados.

Se você estiver nervoso para fazer essa troca de óleo, então faça-o a cada seis meses, quando provavelmente você também deveria ter seus pneus alternados (também explicado no manual do proprietário). A GM diz para trocar seu óleo pelo menos uma vez por ano, mesmo que a luz de advertência do indicador de serviço não acenda.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *